Não espere a segunda-feira para cuidar da dieta. ( E isso não é um texto pró-fitness).

Daniela Hespanha
2 min readAug 3, 2021

--

Pelo contrário, esteja atento à dieta em todos os segundos da sua vida. Aliás, institua a dieta tal qual ela deve ser: a sua forma de viver. Mas se você estiver esperando que eu te aconselhe a escolher uma determinada lista de alimentos para definir suas refeições, esqueça! Te desencorajo a seguir lendo esse texto.

Dieta é palavra que te origem no latim “diaeta”, que vem do grego “díaita”, que tem no seu significado — MODO DE VIDA. Algo como governar, dirigir seu modo de viver. Ou seja, dieta é liberdade de escolha, por mais que cotidianamente insistam em usá-la como algo restritivo.

Longe de mim discutir a sabedoria de um povo tão sábio que cultuava, entre outros, Baco, o Deus do Vinho…. Ah, sim, os gregos sabiam viver e deixaram pra nós ensinamentos valiosos.

Por isso dieta se aplica não só ao que comemos, mas ao que ouvimos, ao que lemos, às pessoas com as quais nos relacionamos e a cada escolha que fazemos em nosso dia a dia. Manter uma dieta saudável diz respeito às escolhas à mesa, mas também às escolhas da vida. Se te faz feliz a cetogênica, adote, mas me deixe em paz com meu pão fresquinho recém saído do forno à lenha. E com outras coisas que incluo diariamente na minha dieta da alma.

Minha dieta inclui bons livros, músicas no Spotfy enquanto cozinho, viajar, escrever, fotografar, conhecer, abraçar, explorar, beijar, conversar, correr, dançar, descansar. Dieta é — ou deveria ser — as escolhas que te fazem feliz. Por isso quando alguém diz: “não posso, estou de dieta” — o objeto da frase nunca deveria ser algo que a deixasse mais triste.

É assim, que nesse domingo gelado, escolhi a dieta do aconchego: ela inclui uma bela xícara de leite quentinho com lactose e espuma batida, acrescida de uma barra de chocolate em formato de submarino e que vai derretendo enquanto escrevo estas linhas. Com ela, me sinto em forma pra começar a semana com aquilo que eu decidi que faz desse momento, o momento mais gostoso.

E aí, como anda a sua dieta?

--

--

Daniela Hespanha

Reparo em tudo e escrevo sobre as coisas da vida. As fotos aqui também são minhas. Fotógrafa, escritora, inquieta e curiosa. Instagram: @danielahespanha